11 Coisas que você pode abrir mão na organização do casamento

Posted by on Feb 22, 2016 in Dicas

emotion_portfolio_comp-232

Foi-se a época que casar era jurar perante a Deus e o Juiz que você estava assumindo um compromisso com outra pessoa.

Hoje os casamentos viraram… Olha, nem sei. É como se o convidado fosse a um Resort All Incluse no carnaval. Onde ele pode comer e beber à vontade. Muitas opções de doces, tortas e bolos. Várias tipos de bebidas alcoólicas, ilha de coquetéis, chinelo, photo-booth, adereços, mais doces, espaço Kids, massagem nos pés. Até no banheiro tem um kit igual de hotel, com coisinhas para levar embora depois da sua estadia. E claro, tudo com a marca do casamento, carimbada nas embalagens. Mas e aí, tudo isso é necessário? Ok fazer seu convidado se sentir bem e especial. Mas em épocas de crise talvez tenhamos que abrir mão de algumas dessas coisas.

Quem faz reunião comigo sabe que eu não empurro absolutamente NADA além do convite. Tudo é opção da pessoa e o que ela acha importante. Tem gente que acha o menu fundamental, e tem gente que não. Pensando nisso e na atual situação, resolvi listar aqui algumas coisas que os blogs de casamento, produtores e a mídia sociais fazem você pensar que é indispensável para um casamento perfeito, mas não é (na minha opinião). Assim, vocês podem organizar o casamento sem a pressão ~da sociedade~, ser feliz e celebrar o amor (esse item é indispensável, mesmo! Talvez o único!)

1 – Presente para os padrinhos

Vamos começar do início, antes da festa. Quando eu comecei a trabalhar com casamento essa moda já existia. Não sei de onde veio, na verdade nunca me aprofundei. É claro que todo mundo gosta de ganhar presente, mas não é obrigado a dar um presente para padrinhos. Até porque aquela história de puxar o saco dos padrinhos para ganhar a geladeira está over. Hoje em dia, dependendo do presente que escolher, com esse orçamento você compra a geladeira e o fogão! Então se a grana está curta, não precisa entrar em desespero e ganhar um buraco no orçamento por causa disso. Faça um cartão com dizeres fofos e especiais para cada padrinho. Garanto que a homenagem será tão emocionante quanto, por um valor bem mais baixo! Afinal, o nosso sentimento de amor pelas pessoas que queremos perto de nós valem muito mais que uma Mini espumante (que vamos combinar que não dá nem pro gosto) e uns docinhos.

2- Dia da noiva em galera

Roupão personalizado e pagar cabelo e maquiagem para todo mundo, será? Já ouvi de fotógrafos que muitas noivas ficam mais estressadas do que felizes quando estão em galera. É bom ter perto da gente quem a gente ama, mas vale lembrar que o dia do casamento é único e precisamos estar bem para aproveitar a festa. Se começar o dia já no gás às 15h da tarde, vai sobrar pique pra amanhecer? Além do mais algumas madrinhas podem ter uma preferência de fazer seu visual com alguém que já acostumadas e tem vergonha de recusar o convite para se arrumar em turma. Tem casais que vão aproveitar a lua de mel a partir do terceiro dia, de tão cansados que ficam dos preparativos na semana do casamento e da festa em si. Então se for para se poupar, e poupar um dinheirinho, acho que vale a pena.

3 – Lanche da madrugada e similares

Eu seiiii que você quer que seus convidados se sintam fartos, isso deve vir até dos banquetes reais e tal. Mas vamos combinar, eu já me sinto satisfeita com a mesa de antepasto. Quando chega na janta, como porque é bom. E o lanche da madrugada eu dispenso. Opte por algumas coisas. Veja o que realmente importa. Sorvete no meio da pista? Será? Já não tem o docinho? Ninguém está indo ao seu evento para tirar a barriga da miséria e a mulherada vive de regime, come como um passarinho, nem aproveita todas as delícias. É legal analisar se os seus convidados ficam até amanhecer. Se sobrar meia dúzia, passa no Mac!

4 – Pista de dança

Mil e poucos Reais por uma foto linda da dança dos noivos? É mais ou menos isso que custa uma plotagem. Fica lindo e tem lugares que pedem sim uma pista decorada. Por ter um piso mais desgastado ou o ambiente ser muito escuro. Mas não é indispensável. Você pode casar sem isso.

5 – Kit banheiro

Como as pessoas sobreviveram aos eventos até os anos 2000 sem as caixas de banheiro? Vou confessar que já usei algumas coisas, já saí de casa na correria sem passar desodorante =X. Usei o da caixa do banheiro. Mas as coisas mais essenciais da caixa uma boa cerimonial oferece em seu pacote como remédios e kit costura. Remédios que eu digo seria uma aspirina, porque sinceramente ninguém precisa arcar com a falta de limites das pessoas beberem e comerem demais e distribuir Engov a torto e a direita. Se sabe que vai exagerar, já toma em casa. Afinal já está comendo, bebendo e se divertindo de graça, né?

6 – Chinelos

Cada um sabe a alegria e a dor do sapato que escolhe para usar na ocasião… (ler no ritmo de Epitáfio dos Titãs)

7 – Dj+ Percussão + Pandeiro + Guitarra + Animador de bingo

Gente, sério. Se eu pudesse eu tinha colocado uma lista do Spotify pra tocar. As pessoas dançam o que tocar, da forma que tocar. Claro, o DJ tem que ter o feeling de ver se o pessoal deixa a pista na hora da Dança do Vampiro e trocar o ritmo. Mas fora isso, as pessoas não vêem se tem alguém acompanhando a música com um instrumento ao vivo. Keep it simple.

8 – Carro da noiva

Mais um dinheiro por uma foto? Você passa pouquíssimo tempo dentro do carro. Principalmente se a cerimônia e a festa forem no mesmo lugar. Então, né?

9 – Muitos tipos de bebidas alcoólicas

Sabe no que isso vai resultar? Ou em alguns convidados que tomam um de cada e vão fazer fiasco ou você vai levar um monte de bebida que sobrou pra casa (o que não é bem um problema hehehe)

10 – Photo lembrança

É super legal para se divertir! Mas você já tem um fotógrafo profissional e mais um monte amadores com seus celulares. As tirinhas de foto depois vão para uma mural, que vão para a gaveta que vão para o lixo. Ou se não se perderem já dentro do carro. Então, né? Só se estiver sobrando no orçamento.

11 – Doces, tortas e bolo

Quem gosta de doce come até açúcar puro com Nescau quando a vontade bate. Invista nos doces que todo mundo gosta que é certeza que vai ter saída e que normalmente são os mais em conta. Em uma forminha bonita, aqualquer cajuzinho vira gourmet. Como falei sobre o lanchinho da madrugada, é muita comida. Claro, não pode faltar que é desagradável. Mas sobrar muito também não é legal, muita coisa pode acabar indo fora.

Essas 11 coisinhas, na minha opinião (acho bom reforçar bem que é minha e só minha, ninguém precisa concordar), não são coisas que fazem o seu casamento ser perfeito. O que fazem ele ser perfeito é o amor entre vocês e seus convidados. Não tem problema não ter os itens acima. Eu mesma, fiz um milhão de coisas pra papelaria porque as pessoas me falavam “Quero ver como será seu casamento!”. A caixa de banheiro foi pura pressão, pois eu não ia fazer. E dito e feito, ela voltou INTEIRA. E eu não coloquei Engov.

Se no final das contas sobrou um orçamento extra, ótimo! Vai fundo e enfia o pé na jaca e faz todas essas firulas =) Mas caso a situação seja ao contrário, não tem problema nenhum em deixar de lado. Em aproveitar a festa com o essencial. E agora pensei em outro ponto: 11 itens a menos para te estressar! =)

Beijos!

 

Leave a Reply