3 dicas para economizar nos convites de casamento

Posted by on Sep 11, 2015 in Casamento, Da Emotion!, Dicas

diy convites

Marcou o casamento antes do país (continuar) indo pro buraco e agora que já está tudo na metade do caminho e o dinheiro está acabando, tem que fazer os convites!? Calma, separei algumas formas de economizar nessa parte sem deixar de ter um convite legal.

1 –  DIY TOTAL

Fazer você mesmo com certeza é a melhor forma de economizar pois você terá tudo a preço de custo e não precisará pagar a mão de obra de nada (normalmente uma das partes mais caras). Porém é a que vai dar mais trabalho. Como já comentei nesse post, é preciso ter tempo, jeito, contatos e paciência. Ou pelo menos arrumar alguém que esteja disposto a te ajudar que tenha esses pré-requisitos. Se você tem algum jeito para criação de layout e trabalhos manuais é meio caminho andado. Além disso pode ser um pouco complicada a questão de encontrar tudo que você precisa. Vai precisar bater muita perna por aí e conversar com bastante gente.

Dica: Faça um teste com muito tempo de antecedência para ver se o resultado te agrada e não gerar um desespero depois. Caso você não tenha tempo, não fique bom ou aconteça um imprevisto ainda há tempo de contratar uma empresa e se salvar!

2 – DIY PARCIAL

Você pode facilitar o DIY com duas ações simples: Comprar um envelope pronto em alguma papelaria e comprar o Layout pronto. Existem diversos sites que oferecem uma infinidade de layouts a um valor acessível, inclusive a Emotion! Você escolhe um, deixa combinando com seu casamento, edita as informações e pronto! Recebe o arquivo pronto para impressão e encaminha para sua gráfica. Assim você só precisa juntar cada pedaços do seu convite e separar umas boas horas de montagem.

Dica 1: compre o envelope antes do layout. É mais fácil adaptar o tamanho do convite do que encontrar o envelope do tamanho do convite.

Dica 2: não “mexa” no arquivo enviado pela empresa em programas como Word e Power Point. Você pode acabar alterando algo importante e isso pode estragar seu layout e toda a curtição, transformando seu DIY em um pesadelo.

3 – DEIXAR DE LADO ACABAMENTOS ESPECIAIS

Se você tentou as duas acima, ou já descartou de cara, não se desespere! Ainda existem formas de economizar mesmo contratando uma empresa especializada: eliminando acabamentos especiais do seu convite, pois eles acabam encarecendo. São como opcionais de carro, com ABS, teto solar, computador de bordo, etc, tudo que você adiciona aumenta o valor, pois requer mais papel, mais mão de obra, mais serviços envolvidos e a logística. O essencial do convite é um cartão com o texto e as informações, um envelope ou uma forma de embalar para que ele fique bonito, um acabamento para fechar (fita, cordão…) e o nome do convidado. O resto é firula que a gente põe porque quer emperequetar.

Além disso, tem gráfica que imprime mas não corta o envelope, por exemplo. Ou que corta mas não faz relevo. E assim vai gerando mais custo, principalmente de transporte entre um fornecedor e outro.

Os acabamentos especiais (caros) são:

- Relevo Americano

- Moldura almofada

- Tinta emborrachada

- Flocagem

- Dourado/prateado (tintas metalizadas ou cintilantes)

- Hostamping

- Relevo seco

Outras coisas que encarecem:

- Envelope

- Caligrafia

- Impressão no forro do envelope ou por fora dele

- Strass | pérolas

- Renda

- Papel acetinado (com brilho)

Prefira um convite auto-envelopado ou até mesmo sem envelope. Invista em um layout legal que substitua esses acabamentos que na maioria das vezes acabam deixando seu convite igual a todos que você e sua família já receberam (a não ser que essa seja a intenção). Sabe aquela história do pretinho básico com um acessório legal!? Então.

Aqui na Emotion um dos convites mais em conta é um dos mais fofos e charmosos, que com certeza causam um impacto positivo no seu convidado. As noivas noivas batem o olho e se apaixonam. E ficam ainda mais animadas quando descobrem o valor!! É o She Loves You, esse da foto!

emotion_work_prview-01

Dica: Elimine ou escolha apenas 1 acabamento especial para o seu convite.

Como ja falei nesse post aqui, sobre os valores de um casamento, ele super pode ser adequado ao orçamento que você tem, mas para isso você pode ter que escolher alguns serviços por preço e não pelo seu gosto. De repente abrir mão de um convite diferenciado e personalizado e escolher uma empresa que tenha uma produção em série, com certeza ficará mais em conta. Ou escolher o modelo mais simples da empresa que você sempre quis contratar.

Fazer em casa com certeza é a opção mais barata, mas ele pode não ficar perfeito por ser feito por pessoas sem a experiência que empresas tem. O laço pode ficar tortinho, a cor pode não ser exatamente a que você queria, a dobra pode quebrar o papel, enfim… alguns detalhes que só quem trabalha com isso sabe que acontece e o quanto é difícil. Aí você tem que abstrair os defeitinhos (que provavelmente só você sabe que estão ali) e ser feliz. Tipo a minha dança no dia casamento, saiu meio erradinha porque eu fiquei com preguiça de ensaiar. Eu escolhi não ensaiar então eu aceitei que o resultado final não foi perfeito e convivo muito bem com isso. Cada escolha tem uma consequência.

Ah, e uma última dica que vale ouro e serve para TODO seu casamento:

Cuidado com o barato que sai caro. Cuidado com empresas com valores muito baixos que vão gerar um super stress ou com a impressão na sua casa que você terá que gastar o dobro de papel porque a impressão ficou com linhas ou borrada.

 

Leave a Reply