Sobre convites – Informações: o que colocar e como colocar?!

Posted by on Jun 10, 2014 in Casamento, Convites, Da Emotion!

Na escolha do layout do convite vejo muitas noivas que se encantam com modelos que contém pouco texto, e às vezes elas nem se dão conta que esse é motivo pelo qual acharam o convite bonito. Aqui no Brasil estamos acostumados com convites que contém muitas informações: local da cerimônia, local da festa, lista de presentes (chique/certo ou não, todas querem colocar), confirmação de presença, nome dos pais e às vezes alguma frase falando de amor.

Visualmente falando, quanto menos informação textual no convite, mais elegante ele fica. Dependendo do modelo e estilo escolhido para representar o evento, espaços em branco são muito bem vindos, pensando sempre em “menos é mais”. Já em modelos mais contemporâneos, que estão super em alta esse ano, a quantidade menor de texto nos dá mais liberdade para brincar com a tipográfica e elementos gráficos.

1920250_10203899374673803_9063875888610818455_n

Claro, muitas dessas informações são essenciais e precisam estar ali, mas podemos enxugar esse texto de algumas maneiras. Então primeiro temos que ver quais não podem faltar MESMO:

- Nome dos noivos;

- Data e hora;

- Local;

O resto damos um jeito!

A primeira alternativa é pra quem realmente acha esse negócio da informação importante: fazer a cerimônia e a recepção no mesmo lugar, eliminando um endereço. Eu sei que isso envolve muitas outras coisas além do convite, mas se for o seu caso, já é meio caminho andado!

Outra alternativa é usar números ao invés de escrever por extenso. Os convites mega tradicionais usam “A realizar-se às vinte horas e trinta minutos do dia vinte e dois de dezembro de dois mil e quatorze”. Eu não recomendo por dois motivos:

-  O primeiro é a quantidade desnecessárias de palavras que isso gera, muitas vezes criando uma massa textual grande demais para o espaço fazendo com que a fonte precise ser diminuída. Letra pequena, ainda mais as mais rebuscadas, dificultam a leitura.(Esse tipo de escrita é para convites grande, aqueles grande mesmo)

- É um absurdo, eu sei, mas muita gente tem preguiça de ler o convite. Colocando a data e horário em números, além de reduzir a quantidade de palavras, deixa mais fácil para o convidado encontrar essas informações e ler certo. Essa alternativa também permite fazer uma diagramação diferenciada, dando um pouco mais de destaque para elas.

E por último é fazer um site de casamento. Assim podemos substituir: “Favor confirmar presença até dia 23 de julho pelo telefone 41 8888-8888 ou pelo email fulana@cerimonial.com.br. Lista de presentes nas lojas Tal, tal e tal ou cotas para lua mel na agencia tal”, por: “Mais informações no site www.casamentodocasal.com.br”. Pronto! E sempre surge: mas e as pessoas mais velhas? As pessoas mais velhas já estão entrando na onda da internet e facebook! E se alguém ainda está resistindo, sempre tem alguém da família que pode ajudar!

 

Leave a Reply