Sobre convites – Quanto custa?

Posted by on Apr 28, 2014 in Casamento, Convites, Da Emotion!

 

A internet é uma grande aliada na hora dos preparativos do casamento, nela buscamos ideias para vestido, decoração, convite, cabelo, make, buquê e outros mimos. Até para sabermos que estilo gostamos mais e o que queremos para o grande dia. Encontramos inspiração de todo o tipo, e também de todos os preços. O problema é que a maioria do que vemos não tem valores especificados. Como ninguém é obrigado a entender de produção gráfica, resolvi dar uma mãozinha na questão dos convites. Alguns modelos são mais em conta que outros, assim como lírios e orquídeas são mais caras que lisiantos e mosquitinhos, por exemplo. É isso que vou explicar hoje para vocês.IMG_0878

  • Quantidade

Um dos principais fatores que interferem no valor do seu convite é a quantidade. Quanto menos convites, maior o valor unitário.

- Mas por que? São só 50!!!

Exatamente por isso. Alguns processos tem um valor fixo que é diluído pela quantidade de convites. Por exemplo: criação (no caso da Emotion), cada cor na impressão offset, corte e vinco, mão de obra, logística, moldura almofada, relevo seco, letterpress e montagem. Os 50 convites terão um valor total menor que uma encomenda de 100 ou mais unidades, porém o valor unitário será maior. Por isso que casamentos maiores tendem a ter convites grandes com relevo americano, moldura almofada, baixo relevo e um envelope de bico lindo. O valor de tudo isso acaba divido entre 200/300 convites e o valor unitário fica equivalente ao de um modelo mais simples para 70 unidades, por exemplo.

Dica: Se todos esses acabamentos fazem parte do seu convite dos sonhos e você precisa de menos de 100, separe um pouco mais do orçamento do casamento para os convites. Mas se você não faz questão, um modelo autoenvelopado com impressão digital é uma boa opção, com um papel legal, o layout e acabamento bem feitos, fica tão lindo quanto um super clássico cheio de acabamentos especiais.

  • Impressão

Geralmente são usados 5 tipos de impressão para convites de casamento: offset, relevo americano, letterpress, hotstamping e digital.

Offset e o relevo americano é indicado para grandes tiragens envolvendo uma ou duas cores. Cada cor tem um valor fixo independente do número de convites. Seu valor varia, apenas, com o número de cores que quer no seu convite. Esse processo permite a impressão em cores especiais metalizadas como dourado, prateado e bronze. O relevo é um pouco mais caro que o offset.

O letterpress e o hotstamping tem as mesmas características que o offset e o relevo, mas além do valor de impressão, eles precisam de um clichê para ser usado na impressão. O valor desse clichê é dividido pelo número de convites também, juntamente com o valor da impressão. A diferença entre o hotstamping e o letterpress é que o primeiro consiste em uma fita metálica que é transferida para o papel por meio do clichê. No segundo, a tinta é transferida para o papel por meio da pressão do clichê, que na hora do impacto faz um baixo relevo no papel. O hotstamping pode ser feito em qualquer tipo de papel, enquanto o letterpress precisa de um papel de alta alvura (gramatura alta, superior a 300g), preferivelmente de algodão. Para cada cor é feito um cliche, aumentando o valor do convite.

A impressão digital é feita em impressoras a laser. A qualidade da impressão é ótima e podemos usar quantas cores quisermos. Ela tem um valor fixo por unidade e é indicada para baixas tiragens. O contra da impressão digital é que não podemos imprimir em dourado, prata ou bronze (como veremos no próximo tópico).

Impressão e detalhes no envelope também encarecem. Um arabesquinho, o monograma, uma florzinha ou qualquer detalhe envolve um processo a mais, logo, um custo a mais.

Dica: Os primeiros processos ficam mais em conta para tiragens maiores que 100 unidades, e quanto mais convites, mais em conta o valor unitário será. A impressão digital é indicada para tiragens menores.

convite

Convite com envelope estampado em offset e impressão em letterpress duas cores

  • Envelope ou Autoenvelopado 

Quando montamos um convite ele pode ter um envelope, com abinhas estilo esses que a gente coloca a carta, ou autoenvelopado, que é aquele modelinho com duas abas que abrem como se fossem uma janela (na vertical ou na horizontal) e o convite está ali fixado.

O envelope envolve corte e colagem, e, dependendo do caso se for personalizado, da confecção de uma faca especial com o seu formato. Alguns envelopes não tem abas, então tudo que envolve corte especiais, diferentes de cortes secos e retos feitos por uma guilhotina, são considerados envelopes. Ou seja, 2 ou 3 processos que serão divididos pelo número de convites.

O autoenvelopado envolve cortes retos e um ou dois vincos. Esses processos, apesar de também serem divididos pelo número de convites, são mais em conta.

Dica: convites autoenvelopados podem ser uma alternativa para equilibrar o valor do seu seu convite. Você pode optar por uma impressão em relevo americano ou letterpress (que custam um pouco mais) e o autoenvelopado, eliminando o valor dos processos do envelope.

Convite com envelope, caligrafia e relevo americano no envelope

Convite com relevo americano no envelope e caligrafia

  • Cores especiais

É muito comum convites impressos em dourado e prateado. Porém essas cores só podem ser impressas nos tipos de impressão indicados para alta tiragem: offset, letterpress, relevo americano e hostramping.

Dica: se a tiragem dos seus convites for baixa e você quiser imprimir nessas cores, a dica é usar papéis com brilho e imprimir uma cor semelhante ao dourado ou prateado na impressão digital. A tinta, apesar de não ter brilho, se funde com o papel e se apropria da sua característica metálica, dando a impressão de ser dourado ou prateada. Ou caso queira em papel fosco, precisa separar um pouco mais do orçamento para os convites.

Convite autoenvelopado com impressão dourada

Convite autoenvelopado com impressão dourada

  • Tamanho

Esse item é bem lógico: quanto maior, mais papel, mais caro.

As folhas medem ou 66x96cm ou 70x100cm, dependendo do tipo de papel. Alguns formatos de convites e envelopes nos permitem melhores aproveitamentos dessas folhas, cabendo, por exemplo, 6 envelopes em cada folha. Se aumentar a aba (um detalhe  que às vezes não é notado pelo convidado) o aproveitamento passa a ser 4 em cada folha. Ou Seja, precisamos de mais folhas e o convite fica mais caro.

Dica: Aproveite os formatos pré definidos pelas empresas de convites. Geralmente eles foram projetados com o melhor aproveitamento de papel, logo, deixando o valor do convite mais em conta. Às vezes dois centímetros a mais pode encarecer consideravelmente seu convite.

  • Papel

Existem papéis de todos os valores, nacionais e importados, com diferentes texturas, cores e gramaturas. Geralmente os com brilhos são um pouco mais caros que os sem brilho, tanto nos nacionais como nos importados.

O variação de valor no preço dos convites é proporcional ao tamanho e quantidade deles.

  • Nome do convidado

O nome do convidado pode ser escrito com caligrafia direto no convite ou em uma tag (nome do convidado impresso em um pedacinho de papel) fixada na fita.

A caligrafia é um pouco mais cara que a tag, pois é feita uma a uma por um calígrafo.

Dica: tem convites que ficam bonitos tanto com a caligrafia como com a tag. Se for o caso do modelo que você escolheu, se quiser economizar um pouquinho, use a tag. Porém tem convites que pedem a caligrafia, como os que não tem acabamento com fita (não tem onde prender a tag). Nessa caso, se quiser economizar, precisa rever o modelo escolhido.

Relevo americano e caligrafia

Relevo americano e caligrafia

  • Acabamentos finais e acessórios

A montagem do convite é um trabalho manual, feito um a um, com muito cuidado, dedicação, capricho e carinho (pelo menos aqui na Emotion!). O que é de praxe é um laço de fita, chanel ou fofo, e em alguns casos um plástico e uma etiqueta. Eu, particularmente não gosto do plástico, acho que tira um pouco o charme dos convites.

Laços duplos, renda e aplicação de strass ou pérolas implicam em mais mão de obra, mais material e mais horas de montagem, logo encarecem o valor unitário do convite.

Convite com strass e renda

Convite com strass e renda

Espero ter ajudado quem tenha lido esse (longo) post inteiro! E caso eu não tenha sido muito clara em alguns pontos, basta lembrar de duas coisas:

- A maioria das coisas que são incomuns por aí tem um motivo, que pode ser o valor. Por exemplo o convite corte a laser e o convite no lenço. Ele tem um valor elevado, por isso vemos poucos.

- Convite é como carro: cada opcional custa um pouquinho mais.

Convite com corte a laser

Convite com corte a laser

Quanto custa convite de casamento, convite de casamento curitiba, gastar pouco no convite de casamento, convite de casamento diferente, convite de casamento lindo, convite de casamento barato

2 Comments

  1. Dayane
    18/11/2014

    Quanto ficaria 100 convites com relevo americano no envelope e caligrafia…

    Reply
    • Dani Dalledone
      21/11/2014

      Olá Dayane tudo bem? Não enviamos orçamentos pelos comentários. Você gostaria de marcar uma reunião para conhecer nossos modelos de convites?

      Reply

Leave a Reply